Governo Provincial de Benguela
Turismo

Primeira edição de Gastronomia Nacional com nove províncias inscritas

Trata-se das províncias do Bié, Cabinda, Cuanza Sul (com quatro municípios), Huíla, Huambo, Luanda, Lunda Sul, Namibe, além da anfitriã que, contará com a participação do município portuário do Lobito.

A edição Nacional de Gastronomia vai ter periodicidade anual, segundo garantias do director nacional do Instituto Nacional de Fomento do Turismo (Infotur), Eugénio Clemente, porém esta primeira edição celebra-se em alusão aos festejos dos 400 anos da cidade de Benguela, a assinalar-se no próximo dia 17.

A intenção, segundo aquele responsável, é fazer de Benguela a capital angolana de gastronomia, expondo a partir daqui, toda riqueza gastronómica do país, motivando a capacidade inovadora dos chefes de cozinhas e a originalidade interna de todos os municípios, visando oferecer uma gama de produtos que as agências de turismo possam vender.

João Calete salientou que este ano a primeira amostra nacional decorrerá em simultâneo com a 9ª edição do festival “Benguela Paladares1000”, cujas inscrições decorreram de 24 de Março a 28 de Abril últimos.

Frisou que, com algumas excepções, será possível inscrever ainda uma ou outra participação, porque o objectivo é juntar num mesmo espaço a diversidade gastronómica do país.

Disse que a empresa Cuca tem sido a principal patrocinador das oito edições anteriores de “Benguela Paladares1000” e, nesta edição decidiu introduzir algumas alterações nos moldes do premiar, ao contrário das vezes anteriores em que havia um vencedor.

Assim, referiu, os participantes poderão concorrer em três categorias, nomeadamente “Prémio Cuca”, que vai até terceiro lugar, “Prémio melhor chefe de cozinha” e “Prémio corrida de bandejas”, destinado aos garsons”, igualmente com três distinções (de 1º ao 3º lugares).

O primeiro prémio (Cuca) é o principal e difere-se pela confecção dos alimentos a base da Cerveja Cuca, sem adição de água.

O responsável indicou que o recinto da feira gastronómica vai dispor de uma praça de alimentação, integrada por 16 restaurantes, durante os três dias do evento, estando estes obrigados a vender o chamado “Prato do Dia” ao preço de dois mil kwanzas, visando atender maior diversidade e capacidade, em termos de bolsos individuais.

O artista internacional, Tito Paris, será a principal atracção do dia 14 de Maio, reservado ao encerramento deste festival de gastronomia ao passo a prata da casa vai ocupar espaço no Largo da Gastronomia, desde a abertura da actividade, no início da noite de sexta-feira, ao domingo, último dia.

 

Angop

Galeria de Imagens