Governo Provincial de Benguela
Economia

Agricultores familiares têm sementes para ano agrícola

Agricultores familiares da província de Benguela contam actualmente com estoques de sementes suficientes resultantes das campanhas agrícolas anteriores, principalmente de cereais e leguminosas, que vão assegurar uma produção satisfatória na época 2017-2018, informou nesta terça-feira, 3, em Benguela, o director provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Fernando Assis.

O director disse existir grande reserva de sementes de cereais e leguminosas no sector produtivo familiar, mas não precisou as quantidades.

Informou que a Direcção da Agricultura e Desenvolvimento Rural, através das EDA (Estações de Desenvolvimento Agrário), efectua neste momento a distribuição dos insumos numa perspectiva de reforçar os estoques dos agricultores, visando a campanha agrícola 2017-2018.

Fernando Assis adiantou que estão a ser distribuídos aos produtores do sector familiar, 20 toneladas de sementes de feijão, mil charruas de tracção animal, mil catanas, cinco mil enxadas tradicionais e mil enxadas europeias.

O também engenheiro zootécnico explicou que, o Governo fornece as charruas de tracção animal, sendo que os respectivos bois já estão em posse dos próprios agricultores para efectuar o trabalho de preparação de terras.

O director da Agricultura ressaltou também as condições para que a campanha agrícola em Benguela seja melhor comparativamente aos anos anteriores, devido à disponibilidade de inputs, com destaque para cinco mil toneladas de adubos, como sulfato de amónio, 12-24-12 e ureia.

A campanha agrícola na província prevê contar com o envolvimento de mais de 917 mil agricultores do sector familiar, maioritariamente assistidos pelas autoridades, no âmbito do fomento da produção para garantir a segurança alimentar da população e, com isso, combater a fome e a pobreza, sobretudo no meio rural.

Angop